sábado, 21 de novembro de 2009

aventura nostálgica

FÚRIA CEGA



  Ator talentoso e astro em ascensão na década de 1980, o ator holandês Hutger Hauer destacou-se em bons filmes filmes de ação e aventura, e embora nunca tenha chegado ao topo do estrelato como Silvester Stallone e outros atores de ação, Hauer conquistou o respeito e a admiração dos críticos de cinema, além do que seu carisma e um inegável talento sempre foram mais do que suficientes para conseguir papéis de destaque no cinema de ação. No filme Fúria Cega, Hauer é o protagonista de uma aventura eletrizante dirigida pelo australiano Phillip Noyce, lançada nos cinemas em 1989.


   Nick Parker é um sobrevivente da guerra do Vietnã que jamais voltou à América após o término do conflito , e por isso foi dado como desaparecido. Ele perdeu a visão devido a uma explosão, enquanto que seus companheiros de pelotão foram mortos por vietcongues. Nick foi encontrado por um grupo de aldeões vietnamitas que o acolheram e cuidaram dele, pois além de cego, ele poderia morrer na selva em condições precárias de sobrevivência. Os aldeões então o alimentaram, cuidaram de seus ferimentos e ofereceram moradia enquanto um mestre espadachim ensinava Parker a lidar com seus outros sentidos para que ele aprendesse a "enxergar" de uma outra forma.
   Com o domínio da arte marcial, Parker voltou a enxergar e seus "novos olhos" passaram a ser uma bengala especial de madeira que ocultava uma lamina super afiada na parte interior, o que então transformara seu objeto de locomoção em uma arma letal.
   Passados 20 anos, Parker resolve voltar para a América e procurar seu melhor amigo, Frank Devereaux (Terrance O'Quinn) um ex-combatente e também Químico que lutara ao seu lado na guerra. É então que descobre que Frank fora raptado por um corrupto dono de cassino que quer forçá-lo a utilizar seus conhecimentos em química para negócios ilícitos. Somente Nick pode resgatá-lo e para isso, conta com a ajuda do garotinho Billy, filho de Frank que irá guiá-lo em uma busca implacável para resgatar o pai.


   Fúria Cega revela-se um filme muito dinâmico com ótimas cenas de ação e grandes tiradas de humor, uma fórmula bem típica da década de 80 já utilizada em vários outros filmes de sucesso. A direção segura de Phillip Noyce é abrilhantada pelo talento de Hutger Hauer que além de interpretar perfeitamente um homem cego, consegue fazer o público acreditar nas impressionantes habilidades marciais do personagem que caça impiedosamente seus perseguidores em cenas de ação de tirar o folêgo que apesar de hoje estarem datadas, é perfeitamente possível apreciá-las com todo o sabor daquela época. Prova disso é o confronto final que Parker trava com um mestre japonês de Kendo, interpretado por Sho Kosugi, ator de filmes B de artes marciais, como Ninja III - A Dominação e A Vingança do Ninja.
  Fúria Cega foi livremente inspirado no personagem Zatoichi, um samurai cego que vivia no Japão feudal. Herói e protagonista de vários filmes de aventura japoneses, Zatoichi é um espadachim extremamente habilidoso, que em suas aventuras épicas vagueia por vilarejos e
aldeias feudais enfrentando criminosos e tiranos em defesa da justiça e da paz.


  Tudo isto serviu de base para que Tim Matheson e Daniel Grodnick, produtores de Hollywood, incentivassem a produção da versão americana de Zatoichi, e o resultado foi o espetacular Fúria Cega (Blind Fury). Seguramente é um dos melhores filmes de aventura oitentista e portanto um cult obrigatório para fãs de ação.

veja o trailer


Fúria Cega (Blind Fury, EUA, 1989)
Diretor(es): Phillip Noyce
Roteirista(s): Ryozo Kasahara, Charles Robert Carner
Elenco: Rutger Hauer, Terrance O'Quinn¹, Brandon Call, Noble Willingham, Lisa Blount, Nick Cassavetes, Rick Overton, Randall 'Tex' Cobb, Charles Cooper (1), Meg Foster, Shô Kosugi, Paul James Vasquez, Julia Gonzales, Woody Watson, Alex Morris .


Um comentário:

  1. Esse filme é muito bom!!!
    O blog dse vocês é D++++++!!!!

    ResponderExcluir