sexta-feira, 20 de novembro de 2009

artigo de estréia

Saudações aos fãs de filmes de ação de todas as gerações
Sejam todos muito bem vindos ao Action Club - o blog dedicado a filmes de ação dos mais variados estilos
e indicados para todos os gostos. Aqui você encontrará artigos esclarecedores contendo curiosidades e
informações valiosas sobre seus filmes preferidos, biografias sobre os astros de ação, filmografias e dicas sobre
mais variados filmes de ação e aventura.

RAMBO - "PROGRAMADO PARA O SUCESSO"

 Para inaugurar o blog Action Club, nada mais justo do que o filme que encantou as gerações das décadas de 80 e 90 e tornou-se um modelo do gênero. Rambo - Programado para matar, apresentava ao mundo um jovem Silvester Stallone ainda em inicio de carreira interpretando o personagem que definitivamente o tornaria um dos maiores, senão o maior astro de ação da década de 1980.
 Adaptado do romance First Blood do escritor canadense David Morrell, o filme dirigido por Ted Kotcheff narra a história de um ex-combatente do Vietnã que ao retornar aos Estados Unidos resolve visitar um amigo, também ex-combatente, em uma pequena cidade no interior do país. Além de constatar que o amigo morreu vitima de câncer, devido aos efeitos do agente laranja (gás venenoso utilizado pelo exercito norte- americano na guerra do Vietna) Rambo é tratado com extrema hostilidade pelo xerife local, o que resulta em uma perseguição implacável em uma região florestal inóspita e selvagem que só alguém como John Rambo consegue sobreviver, devido ao seu intenso treinamento e as experiências terríveis que teve nas selvas do Vietnã.                                                    
 Sucesso inigualável e sem precedentes, Rambo tornou-se um fenômeno mundial nos anos 80. A chamada "Rambomania" alastrou-se como uma epidemia, passando de pai para filho, grupos de amigos e até entre as mulheres que elegeram Stallone como um dos grandes galãs da época. Tal fenômeno só seria superado no final da década de 80 com o sucesso estrondoso de Batman, dirigido por Tim Burton.


 Mas Rambo não foi apenas sucesso cinematográfico e fenômeno popular. O filme causou polêmica ao retratar, ainda que de forma fictícia, o tratamento que a sociedade norte-americana oferecia aos sobreviventes (leia-se derrotados) da guerra do Vietnã. A hostilidade com que Rambo é tratado pelo xerife e pelos policiais é um claro sinal da intolerância das autoridades para com os sobreviventes, bem como a imprensa retratada no filme, mostra o personagem como um delinquente fugitivo que mata policiais de maneira impiedosa. Rambo levanta questões políticas sobre armamentos e militarismo, afinal estava em ascenção a Era Regan e Hollywood procurava retratar em sua ficções aquele momento político de então.


 No quesito ação, é interessante notar que o grande lance do filme, bem como do livro, é retratar Rambo como um autêntico caçador de seres humanos - pois ele literalmente caça os policiais que o perseguem dentro da selva como se fossem animais. E para isso, munido apenas com uma faca-de-caça, utiliza todos os recursos que a floresta lhe oferece para empreender tal caçada: monta armadilhas utilizando estacas feitas com galhos de árvores, cava buracos no chão e os cobre com gravetos e folhas, enfim Rambo utiliza táticas de combate aprendidas no Vietnã - as mesmas táticas que os vietcongues utilizavam para caçar os soldados norte-americanos.


 No aspecto psicológico, a ficção consegue mostrar os efeitos que a guerra pode provocar na mente de um sobrevivente. Durante o filme Rambo é constantemente atormentado por lembranças das atrocidades que ele sofreu no Vietnã e para a narrativa isso é determinante para instigar seu instinto de sobrevivência, forçando-o a utilizar todas as suas capacidades fisicas e mentais em defesa de sua vida, o que por vezes o faz parecer um animal acuado e assustado ou uma fera mortífera, conforme as circunstâncias em que se encontra.
 O filme teve ainda nos anos 80 duas sequências que também fizeram grande sucesso de bilheteria, o que tornou Rambo uma franquia bem sucedida e serviu de inspiração para vários outros filmes sobre heróis de guerra, como Bradock, sucesso de Chuck Norris, Comando para Matar, com Schwarzenegger e outros de menor expressão. Recentemente em 2008, Stallone produziu e dirigiu o quarto filme da franquia no intuito de reacender sua carreira de astro de ação.

veja o trailer



Rambo - Programado para Matar

(First Blood, EUA, 1982)
Diretor(es): Ted Kotcheff

Roteirista(s): David Morrell, Michael Kozoll, William Sackheim, Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Richard Crenna, Brian Dennehy, Bill McKinney, Jack Starrett, Michael Talbott, Chris Mulkey, John McLiam, Alf Humphreys, David Caruso, David Crowley, Don MacKay, Chuck Tamburro, David Petersen, Craig Wright Huston.

Um comentário:

  1. CLÁSSICO, mas eu sou suspeito para falar porque Stallone é meu ator favorito eheh.

    ResponderExcluir