sábado, 21 de novembro de 2009

nostalgia oitentista

BRADDOCK - O SUPER COMANDO
  A década de 80, além de ser a época mais divertida do gênero de ação, foi também a mais produtiva para a chamada Cultura Pop, pois nesse período surgiram astros e personagens que marcariam profundamente o imaginário popular ao longo das próximas décadas. E justamente nesta época, uma lenda surgida no cinema B da década de 70, renascia agora na década de 80 para consolidar-se como um super astro do moderno cinema de ação. Essa lenda chama-se Chuck Norris. Campeão mundial de Karate e 7 vezes campeão norte-americano, além de ser discípulo e amigo do mito das artes marciais, Bruce Lee.
  Norris alcançara boa popularidade na metade da década de 70 protagonizando filmes de ação e aventura, onde exibia suas habilidades marciais, tornando-se um pioneiro no gênero dos filmes de luta hollywoodianos que ao longo da década de 80 alcançariam grande popularidade com nomes como Dolph Lundgren e Jean Claude Van Damme, também lutadores marciais que se tornaram astros de cinema. Braddock, dirigido por Joseph Zito, é um eficiente thriller de guerra e considerado por muitos como uma resposta alternativa ao sucesso de Rambo, portanto um rival, embora seu sucesso não se iguale ao do herói interpretado por Stallone.
  Ex-combatente do Vietnã, que ostenta uma patente de coronel, James Braddock vive dias difíceis na América passados alguns anos após a guerra do Vietnã. Levando uma vida comum e extremamente entediante, principalmente por ter de conviver com os fantasmas da guerra que atormentam sua mente, tomando a forma das mais terríveis lembranças do confronto do qual ele sobrevivera.


  Contando com pouquíssimos recursos e quase sem nenhuma ajuda, James Braddock decide voltar ao Vietnã no intuito de resgatar prisioneiros de guerra, algo que o governo dos Estados Unidos se recusa a fazer, pois uma empreitada dessas demandaria discussões políticas e acordos diplomáticos que poderiam não dar certo e ainda reacender mais um doloroso conflito, além do que não parecia ser vantajoso para o governo concentrar seus esforços numa missão tão arriscada. É então que Braddock decide resgatar seus companheiros munido de um grande arsenal de armas, o que o faz parecer um "exército de um só homem", engajado numa missão suicida sem nada a perder.
  O filme foi muito bem nas bilheterias e ótimo para a carreira de Chuck Norris que a partir deste sucesso tornou-se um dos maiores astros de ação, igualando-se em popularidade a Stallone ou Schwarzenegger. Contudo, Braddock, não possui a mesma psicologia de Rambo. Ao invés de demonstrar os efeitos da guerra na psiquê humana, o roteiro concentra-se na busca incessante do herói em resgatar seus compatriotas. O resultado é um thriller com bastante suspense e cenas de ação impactantes, dentre as quais destaca-se cena antológica em que o herói emerge das águas de um rio e dispara rajadas de metralhadora matando à queima roupa vários soldados vietnamitas.


  Ainda na década de 80, houve duas continuações: Braddock II - O Início da Missão e Braddock III - O Resgate, ambas fizeram sucesso de bilheteria e definiram a carreira de astro para Chuck Norris, abrindo caminho para outros sucessos que ele estrelou posteriormente.

veja o trailer




Atores Chuck Norris, M. Emmet Walsh, Lenore Kasdorf, James Hong,
Direção Joseph Zito,
Idioma Inglês,
Legendas Português, Inglês, Espanhol,
Ano de produção 1984
Gênero Aventura

País de produção Estados Unidos,
Duração 101 min.
Distribuição Fox Home Entertainment


Nenhum comentário:

Postar um comentário