quinta-feira, 23 de junho de 2011

dicas

Filmes para quem não vai viajar neste feriado...
  Mais um feriado prolongado chegou e para quem não vai pegar estrada por falta de grana ou por algum outro motivo, o Action Club montou uma pequena lista de filmes que tem tudo a ver com feriados. São estradas que certamente ninguém vai querer percorrer fora das telas :)

Velozes e Mortais
 
 Rennie Cray (Jim Caviezel) é um homem amargurado que sofre pela perda de sua esposa, morta por um serial killer. Decidido a encontrá-lo, ele equipa seu carro e segue o rastro do assassino por todos os cantos da cidade. E em sua busca, Rennie fica conhecendo Molly (Rhona Mitra), uma mulher que sobreviveu a um dos ataques do assassino e que poderá ajudá-lo em sua vingança.


TRAILER




Breakdown - Implacavel Perseguição

 Jeff (Kurt Russell) e Amy Taylor (Kathleen Quinlan) viajam para San Diego, Califórnia, dirigindo através do deserto. De repente o carro deles sofre uma pane e logo aparece um caminhoneiro que se prontifica a ajudá-los. Jeff decide não abandonar o carro, mas Amy decide pegar sozinha uma carona até um restaurante para poder chamar um guincho. Logo após a partida da esposa, Jeff resolve o problema do carro e vai ao encontro dela em um restaurante de estrada. Porém, ninguém a viu lá e, ao tentar encontrá-la, localiza o caminhoneiro que deu carona a Amy, mas este nega conhecê-lo (inclusive diz isto para um policial) e afirma que não deu carona nenhuma. Jeff inicia uma busca desesperadora para encontrar sua esposa, vítima de um sequestro. 
TRAILER




A morte pede carona   

 Um jovem, Jim Halsey (C. Thomas Howell), está levando um carro para a Califórnia. No caminho ele dá carona a um psicopata chamado John Ryder (Rutger Hauer), que mata todos os motoristas que lhe dão carona. Entretanto, Jim consegue escapar mas o louco assassino começa a persegui-lo de maneira implacável. Para piorar as coisas, a polícia pensa que Jim é o autor das mortes. Jim terá que lutar incansavelmente para provar sua inocência.




TRAILER 

sábado, 18 de junho de 2011

o retorno do dragão

CHEN ZHEN

Clássico herói chinês retorna ao cinema oriental


  Entre vários personagens que marcaram o cinema de ação chinês, Chen Zhen ocupa lugar de destaque tendo sido interpretado pelo lendário Bruce Lee na década de setenta e posteriormente por Jet Li na década de noventa. Esta nova aventura trata-se de uma continuação do filme estrelado por Bruce Lee, sendo ambientada cerca de sete anos após os eventos mostrados em A Fúria do Dragão (Fists of Fury, 1972).   Agora chegou a vez do astro Donnie Yien interpretar o herói chines em Chen Zhen - A lenda dos dos punhos de aço.

Donnie Yen
Cartaz Original de
A Fúria do Dragão
 A história se passa em meados da década de 1920 do século passado, portanto época da guerra mundial e logo no início do filme, Chen Zhen aparece lutando ao lado de seus compatriotas combatendo as tropas japonesas que invadem o território chinês. E o conflito entre chineses e japoneses já mostrado em A Fúria do Dragão é o enredo básico do roteiro de Chen Zhen - A Lenda dos punhos de aço.
  Sete anos após sua suposta morte ocorrida em A Fúria do Dragão, Chen Zhen se disfarça sob nova identidade e como um novo homem recém chegado em Shangai, ele faz muitas amizades e até inicia um romance com uma cantora de boate. Ganha popularidade conseguindo aos poucos, fazer amizade com um chefe da máfia local, pois os mafiosos de shangai tem negócios com os japoneses e Zhen pretende descobrir do que se trata para continuar com sua vingança iniciada anteriormente quando ele combateu japoneses responsáveis pela morte de seu mestre.  


  O filme faz óbvias homenagens à Bruce Lee, a começar pela idéia do lutador mascarado que age à noite nas ruas de Shangai combatendo o crime. O disfarce criado por Chen Zhen nada mais é do que o uniforme de Kato, personagem que Bruce Lee interpretou na seriado de tv norte-americano da década de sessenta, O Besouro Verde (The Green Hornet), além do que os gritos emitidos parecem ser de Bruce Lee, provavelmente o áudio foi capturado dos filmes antigos do astro e inseridos no processo de edição deste filme. Homenagem mais do que justa.



  Donnie Yen, talentoso ator chinês, tem domínio de cena com uma boa interpretação e excelente performance marcial ao desferir chutes com máxima precisão e saltar energicamente sobre os adversários que caem como bonecos ante a força dos seus golpes. O diretor Wai-keung Lau capta todos estes momentos com máxima estética e compõe belos planos, a fim de mostrar toda a riqueza física do Kung-Fu.



   Entretanto, há cenas exageradas em que Chen Zhen enfrenta um escola inteira de karate com muito mais lutadores do que foi mostrado em A Fúria do Dragão, algo até comum em filmes chineses - além do estranho fato do roteiro não explicar como Zhen sobrevivera, pois como todos sabem, ele foi fuzilado pela polícia chinesa no filme de Bruce Lee.
   Lançado recentemente em dvd, esta nova aventura de Chen  Zhen certamente é um dos melhores filmes de luta dos últimos tempos e portanto obrigatório para os fãs de artes marciais. E o cinema chinês prova mais uma vez que é absoluto em filmes desse gênero, embora tais filmes não sejam mais destaque aqui no ocidente. Ainda assim, o cinema de ação chinês será sempre bem vindo entre os fãs que apreciam obras de qualidade.  
 
Veja o Trailer



Título Original: Jing mo fung wan: Chen Zhen
País de Origem: Hong Kong / China
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 105 minutos
Direção: Wai-keung Lau
Elenco
Donnie Yen ... Chen Zhen
Qi Shu ... Kiki
Anthony Wong Chau-Sang ... Liu Yutian
Yasuaki Kurata ... Chikaraishi's father
Shawn Yue
Yale Varty ... American Soldier #1
Ano de Lançamento: 2010










domingo, 5 de junho de 2011

nostalgia pós-moderna

MACHETE

Um herói latino contra-ataca em Hollywood


  Nos atuais tempos em que a cultura pop é ávidamente cultuada em todos os segmentos midiáticos, Hollywood investe de forma inteligente e criativa neste filão comercial. E um dos resultados dessa iniciativa é o divertido e frenético Machete, comandado por Robert Rodriguez e estrelado por ninguém menos que Danny Trejo protagonizando o herói latino que dá nome ao filme. Como todo fã de filmes B de ação sabe muito bem, o ator mexicano sempre assumiu papéis secundários no cinema, normalmente interprentando vilões, ostentando suas feições rudes e carrancudas que já dizem tudo sobre os personagens que ele interpreta, valentões e extremamente sanguinários. 
 Ao adotar a estética duvidosa dos chamadados filmes exploitation, Rodriguez confere ao longa uma aura nostálgica que remete diretamente aos filmes da década de setenta, caracterizados por uma fotografia ruim, com vários riscos na película que podem ser vistos durante a projeção, cortes grosseiros no processo de montagem e ângulos de camera nada elegantes. O subgênero exploitation é homenageado em toda a composição de Machete, que é um filme híbrido surgido de um trailer falso exibido dentro do filme GrindHouse (2007), projeto anterior de Robert Rodriguez em parceria com Quentin Tarantino. 

Danny Trejo e Robert Rodriguez

Cartaz de GrindHouse

 E para tornar a brincadeira ainda mais divertida, nada mais justo que colocar um dos grandes atores de Hollywood para figurar nesta divertida aventura trash. Robert De Niro diverte-se na pele de um senador enlouquecido pelo poder e que que combate de forma altamente discriminada os imigrantes mexicanos que atravessam a fronteira dos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. 

 Um dos maiores astros de ação dos anos 90 também parece se divertir no papel de vilão. Steven Seagal, que sempre fez personagens policiais em seus filmes, desta vez assume o posto de criminoso, interpretando um traficante de drogas cruel e sanguinário, alvo maior que Machete pretende atingir para vingar a morte de sua família que fora morta pelo traficante no início do filme. Em outras palavras, nem precisa dizer o quão é hilário ver Trejo no papel de policial federal caçando Seagal no papel de criminoso, uma total inversão dos típicos filmes de ação que infestam os canais de tv ou as vídeo-locadoras. 

 

  Machete é o filme feito sob encomenda para Danny Trejo, é a "vingança" de um ator coadjuvante contra Hollywood e contra todos os astros de ação que o mataram no cinema quando ele interpretou vilões, pois de um modo geral atores latinos sempre fizeram papéis menores no cinema, geralmente interpretando vilões ou pessoas marginalizadas. E Trejo aproveita ao máximo este momento que certamente é o maior de toda sua carreira, e entrega-se ao personagem que de forma divertida e criativa homenageia sua raizes latinas e a cultura mexicana, pois aqui Machete é o defensor do sofrido povo latino que tenta buscar um norte em terras estadunidenses para melhorar de vida. 

Machete em ação
O povo empunhando machetes para saudar o herói

    E como todo filme-de-ação-pra-machos que se preza, não poderia faltar personagens femininas, sensuais, bonitas e gostosas. Para tanto, Jéssica Alba e Michelle Rodrigues dão conta do recado em suas personages que pontuam ótimas cenas e tornam o filme bem mais prazeroso visualmente. E só para constar, a problemática atriz Lindsay Lohan também dá o ar de sua graça.

Michelle Rodriguez

Lindsay Lohan

 
  Outros bons atores conhecidos de déacadas anteriores completam o longa com boas atuações. Jeff Fahey e Don Jonhson, que ficaram conhecidos na década de oitenta aparecem aqui como vilões. Afinal, vilão é o que não falta em aventuras tão exageradas, insanas e divertidas como é o caso deste filme. O ator mexicano Cheech Marin também faz uma ótima participação interpretando um padre pistoleiro.

Jeff Fahey
 

  Machete foi lançado recentemente em dvd e parece ter tido uma boa expressão nos cinemas e alcançado uma boa popularidade entre os fãs de ação e aventura. Robert Rodriguez, que se mostrou bastante animado e satisfeito com sua criação, comentou na imprensa que pretente dar continuidade à aventura do héroi mexicano. E que venha logo a próxima missão do chicano. E Viva Machete :)

Veja o trailer



Título original: (Machete)

Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Robert Rodriguez, Ethan Maniquis


Atores: Danny Trejo, Michelle Rodriguez, Jessica Alba, Robert De Niro.
Duração: 105 min

Gênero: Ação