quinta-feira, 9 de maio de 2013

caçada apache

RENEGADO IMPIEDOSO

Um clássico raro da década de 70 traz uma perseguição mortal no oeste selvagem




  Entre os muitos filmes da prolífica carreira de Charles Bronson (1921-2003) destaca-se um western considerado raro atualmente, Renegado Impiedoso (Chato´s Land, 1972). Dirigido pelo saudoso britânico Michael Winner (1935-2013) e roteirizado por Gerald Wilson, esta película deve ser lembrada como um western revisionista, pois trata com mais dignidade a imagem dos índios, outrora tão deturpada pelo cinema estadunidense em filmes que retratavam os indígenas como vilões ou como meros selvagens que ocupavam o espaço que logo seria explorado por pioneiros. 
  O personagem de Bronson é um mestiço que se chama Chato, um indivíduo apache fiel às tradições do povo vermelho, mas mantém contato com a civilização e o progresso, de modo que costumeiramente caminha pelas cidades onde costuma passear e tomar whisky. Durante uma visita ao Saloon de uma pequena cidade, Chato acaba sendo hostilizado pelo xerife local que tenta humilhá-lo diante do dono do estabelecimento e de um outro freguês que está presente no local. Para intimidar o indígena, o xerife saca a arma e acaba sendo morto, pois o apache é extremamente hábil e rápido no manejo de armas de fogo.

Michael Winner e Charles Bronson no set de filmagens

  Chato foge para o deserto, que é o seu habitat natural, pois muitos apaches escolheram viver em regiões desertas e áridas, adaptando-se ao clima inóspito e aparentemente impróprio para um ser humano qualquer viver. O homem que testemunha a morte do xerife, logo corre para avisar o capitão Quincy Whitmore, interpretado por Jack Palance (1919-2006), um ex-combatente do exército confederado que reunirá alguns voluntários e fará o possível para capturar o mestiço apache e enforcá-lo para que pague pelo suposto crime.

Jack Palance
  O filme é um dos melhores westerns em termos de ambientação, ao retratar o deserto quente, rochoso e árido que os índios apache escolheram como moradia, o qual torna-se o campo da batalha sucedida ao longo da narrativa. Batalha até certo ponto épica, pois retrata uma feroz caçada do grupo de homens brancos ao índio apache, considerado selvagem do tolo ponto de vista da civilização; porém os homens brancos inevitavelmente tornam-se presas, por não saberem como sobreviver num lugar tão isolado e aparentemente inapropriado para a vida humana.

  O deserto habitado pelo caçador apache, torna-se personagem da narrativa pois castiga cruelmente os forasteiros que o invadem e o castigo da natureza é tão severo quanto as investidas do apache que caça seus perseguidores sem piedade. E Bronson mais uma vez mostra-se eficiente na pele de um personagem indígena; anteriormente ele interpretara outro personagem índio no filme Apache, de 1954 ao lado de Burt Lancaster. É até difícil imaginar outro ator na pele de Chato, mesmo com o personagem tendo pouquíssimas linhas de diálogo na narrativa; o papel caiu como uma luva para Bronson que o compõe perfeitamente com seus traços rústicos e um físico notável, o que o torna um autêntico guerreiro índio.


  Segundo consta no Imdb, a produção teve locações na Espanha, onde provavelmente situa-se o território desértico e rochoso mostrado no filme, um cenário natural que favorece bastante a fotografia e é muito parecido com regiões desérticas do oeste norte-americano.

cena de estupro
  A película é um tanto quanto violenta até mesmo para os padrões da época e segundo consta sofreu cortes na edição final, pois há uma cena de estupro coletivo em que os homens brancos estupram uma mulher índia, esposa de Chato, quando este esteve ausente por um tempo e seus algozes descobriram o local de sua moradia. Mas o western é um território violento e muito brutal na visão do cineasta Michael Winner, que encontrou em Bronson o protagonista ideal para vários de seus filmes e a rentável parceria rendeu mais cinco filmes além deste, os quais são: Assassino a preço fixo (The Mecanic, 1972), Desejo de matar 1, 2 e 3 (Death Wish, 1974, 1982, 1985) e Jogo Sujo (The Stone Killer, 1973).
  Renegado Impiedoso é western de primeira qualidade, autêntico e muito diferente dos westerns típicos. Na atual época, aos  poucos o gênero parece estar sendo redescoberto como pode ser notado em produções recentes como o grande sucesso Django Livre (Django Unchained, 2013), dirigido por Tarantino ou a ótima refilmagem de Bravura Indômita (True Grit, 2010), comandada pelos irmãos Coen. Portanto, quem apreciou os novos westerns, tem a chance de se aventurar pelos clássicos que fizeram a história do lendário gênero. E o filme de Winner, certamente é uma ótima opção.

Trailer







Renegado Impiedoso (Chato´s Land, 1972)
País: EUA
Diretor: Michael Winner
Roteirista: Gerald Wilson
Trilha sonora: Jerry Fielding
Elenco: Charles Bronson, Jack Palance, James Whitmore, Richard Basehart, Simon Oakland


2 comentários:

  1. Puxa!! Vi ontem este filme.
    Muito bom!!

    E a resenha acima está perfeita!!! Parabéns Roberto Alves!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jangali! Procure acessar mais vezes, pois sempre faço resenhas de clássicos.

      Excluir