quinta-feira, 7 de agosto de 2014

thriller aéreo

SEM ESCALAS

Liam Neeson enfrenta a dura missão de salvar centenas de passageiros em pleno ar


  Ao que parece Liam Neeson realmente firmou-se como astro de ação e mesmo no auge de sua maturidade aos 62 anos o ator irlandês tem se dedicado com afinco à papéis bastante físicos, como nos sucessos Busca Implacável 1 e 2, Esquadrão Classe A e Desconhecido. Entretanto em seu último filme, Sem Escalas (Non Stop, 2014) exibido nos cinemas em fevereiro e agora disponível em DVD e Blu Ray, o ator interpreta Neil Marks, que embora seja um agente de segurança de vôos, é também um personagem dotado de fragilidades, portanto um papel que resgata o talento de Neeson, trazendo o ator à uma ação mais psicológica do que propriamente física sob a direção do espanhol Jaume Collet Serra.
  A trama segue a rota de um vôo que sai de Nova Iorque com destino à Londres e não por coincidência o agente Neil Marks está entre os passageiros e logo após a decolagem recebe uma estranha mensagem via SMS em seu celular, dizendo que se uma quantia de US$ 150 milhões não for transferida para uma determinada conta bancária, um passageiro seria assassinado a cada 20 minutos.

Jaume Collet Serra

  Tal mensagem bem que poderia ser um trote, mas um agente federal que se preze não ignora nenhum tipo de ameaça, mesmo que pareça um trote - e durante todo o filme a viagem torna-se cada vez mais tensa e angustiante com a investigação que Marks empreende dentro do avião chegando ao ponto de revistar os passageiros, o que causa um grande desconforto em todos ali presentes e a tensão chega a um nível muito elevado quando finalmente alguém morre de acordo com o aviso da tal ameaça. E para a grande surpresa, a primeira vítima é  ninguém menos que o comandante do avião.



  O ótimo roteiro escrito por John W. Richardson, Christopher Roach e Ryan Engle oferece argumentos suficientes para um thriller policial eficiente e como se não bastasse o fato de a trama se passar dentro de um avião, o tal sequestrador pode estar entre os passageiros, o que de certa forma é uma maneira de brincar com  tramas sobre sequestro e terrorismo ainda que tudo seja feito de forma bem séria. Clichês tornam-se inevitáveis ou até propositais já que ironicamente há suspeitos que visualmente são bem óbvios como por exemplo um passageiro árabe que na verdade é apenas um médico, e a prestativa aeromoça que parece ser uma referência a um péssimo clichê da literatura de suspense onde o mordomo era acusado como principal suspeito.

Julianne Moore interpreta Jen Summers - passageira que
divide acento com Neil Marks e também torna-se suspeita

  Neeson representa claramente a fragilidade do personagem em sua aparência abatida de modo que vemos não exatamente um sujteito de ação, mas sim um homem que convive com suas dores internas, como a perda de uma filha pequena que morreu há anos, o que o levou ao vício da bebida, além dos cigarros que costuma fumar sempre que precisa "esfriar" a cabeça - ou seja, o protagonista é um personagem complexo que precisa lidar com uma situação complexa, pois as vidas de centenas de pessoas estão em jogo.

ameaças via SMS
  O cineasta Collet Serra, além de aproveitar o talento de Neeson e dos demais atores, demonstra ótima afinidade com o suspense ao retratar várias situações de angustia à bordo do fatídico vôo, como nos elaborados planos que mostram as mensagens SMS que o agente Marks troca com o sequestrador, bem como a atmosfera de desespero entre os passageiros. O talento de Serra para o suspense não chega a ser novidade já que o mesmo dirigiu A Órfã, sucesso de 2009. Non - Stop pode forçar um pouco a barra no ato final ao apresentar um argumento um tanto moralista para justificar a motivação do terrorista responsável pelo sequestro, o que felizmente não chega a comprometer o eficiente thriller que dá prosseguimento à atual carreira de Neeson.
  
TRAILER





Sem Escalas - Non-Stop (2014)

Direção: Jaume Collet Serra

Roteiro: John W. Richardson, Christopher Roach e Ryan Engle

Elenco:Liam Neeson, Juliane Moore, Lupita Nyong´o, Michelle Dockery, Scoot McNairy


Nenhum comentário:

Postar um comentário