domingo, 31 de agosto de 2014

drama familiar

TUDO POR JUSTIÇA

Cristian Bale retorna às telas em drama sobre justiça e vingança


  O cineasta Scott Cooper, que dirigiu o drama Coração Louco, retorna em mais uma história dramática, e desta vez explora o talento de Cristian Bale para contar a estória de um homem que se vê numa jornada em busca de justiça a fim de manter o que resta de sua dignidade. Out of the furnace, lançado recentemente em dvd e Blu Ray traz Bale na pele de Russell Haze, um sujeito honesto que vive uma pequena cidade cuja principal fonte de economia é uma usina metalúrgica na qual ele trabalha, de certo modo herdando o oficio de seu pai que passou metade da vida trabalhando no mesmo local. 
   Leonardo Di Caprio que é um dos produtores do longa e chegou a ser cotado para interpretar Russell, mas felizmente deixou o papel para Bale, decisão mais do que certa para o roteiro escrito por Scott Cooper e Brad Ingelsby, que narra a estória de pessoas que vivem numa pequena cidade do interior, onde pouca coisa acontece e não há muitas opções de buscar algo melhor na vida além do que a cidade oferece. Neste cenário de simplicidade, Rodney (Casey Affleck), o irmão caçula de Russell tenta buscar um norte melhor para sua vida desde que não seja um trabalho na velha usina, e então se envolve em lutas clandestinas promovidas por John Petty, interpretado por Willem Dafoe, dono de um bar e que mantém algumas atividades obscuras para ganhar mais dinheiro.




  Rodney que é um ex-combatente da guerra do Iraque, representa muito bem uma situação constante nos Estados Unidos, o drama de soldados que voltaram da guerra e não conseguem melhores oportunidades na vida. Russell, na qualidade de irmão mais velho se sente responsável em cuidar para que seu irmão caçula não se meta em grandes encrencas. Porém, Russell se mete numa grande encrenca ao envolver-se num acidente de carro com vítimas, numa noite qualquer após tomar algumas cervejas e por conta disso passa cerca de 1 ano na prisão.
  A vida de Russell parece virar do avesso após sair da prisão, pois além de ser abandonado por Lena (Zoe Saldana), a mulher que amava e convivia, enfrentar a dor da perda de seu pai adoentado que havia morrido recentemente, ele ainda terá de lidar com o sumiço de Rodney, que junto com Jhon Petty desapareceu após envolver-se em mais uma luta clandestina, negociada com Harlan Degroat (Woody Harrelson), um sujeito desajustado e perigoso que habita numa região isolada em colinas um pouco afastadas da cidade e lidera uma quadrilha de tráfico de drogas e vários negócios ilícitos.





  O drama de Russell é o fio condutor da trama muito bem representando na interpretação de Bale que expressa o sofrimento de um homem que aos poucos perde tudo o que dá sentido à vida e que pela lentidão da autoridades, resolve investigar o caso do sumiço e morte de seu irmão e fazer justiça a seu próprio modo e assim passa por um tipo de redenção que o leva a decidir o que fazer de seu próprio destino: ficar de braços cruzados esperando pela investigação da polícia ou agir sozinho movido por sua honra e o que lhe resta de dignidade.


  Embora a discussão sobre que é justiça e o que é vingança seja um tema batido e já muito explorado no cinema, continua rendendo bons filmes, principalmente quando conduzido por um diretor talentoso como Scott Cooper e um elenco afiado de ótimos atores como Harrelson, Bale, Dafoe e o jovem Affleck (irmão de Ben). O resultado costuma ser satisfatório.

TRAILER





Tudo por Justiça (Out of the Furnace, 2013)

Roteiro: Scott Cooper e Brad Ingelsby

Direção: Scott Cooper

Elenco: Cristian Bale, Casey Affleck, Zoe Saldana, Willem Dafoe, Woody Harrelson


Nenhum comentário:

Postar um comentário