sábado, 14 de março de 2015

ação surreal

LUCY

Sucesso estrelado por Scarlett Johansson encontra-se disponível nos formatos digitais



  A estrela dos filmes da Marvel / Disney, Scarlet Johansson, parece não ter medo de se arriscar em produções de aparência duvidosa. É o caso desta estrambólica produção franco-americana intitulada Lucy, dirigida e roteirizada pelo francês Luc Besson, que também assina a produção. Besson, como todos sabem é uma espécie de Spielberg francês, que investe pesadamente em produções comerciais que visam grande lucro de bilheteria, especialmente filmes de ação, que os franceses conseguem fazer tão bem quanto os norte-americanos, diga-se de passagem.
  Combinando elementos de ficção científica e ação de video game, Lucy pode ser classificado como um trash de luxo, pois custou modestos US$ 40 milhões, valor que o deixa longe de grandes produções de Hollywood e cujo orçamento nem pagaria o cachê de uma estrela como Scarlett Johansson, que neste caso aceitou ganhar menos para estar neste filme, talvez por razões artísticas. E sua presença deve ter atraído muito o grande público, já que o filme alcançou nada menos que US$ 458 milhões em todo o mundo quando foi exibido nos cinemas em meados de 2014.




  Luc Besson fez um roteiro muito simples e talvez proposital em cuja trama Lucy, a moça cujo nome dá título ao filme aceita forçadamente fazer um pequeno favor a um amigo: entregar uma mala a um homem coreano conhecido como Mr. Jang e que se encontrava hospedado em um hotel 5 estrelas - o problema é que o tal amigo de Lucy algemou a mala em seu pulso para que ela realmente aceitasse fazer o serviço, mesmo sem ela saber o que havia dentro da tal mala. Ao encontrar-se com o tal Mr. Jang, bem interpretado por Choi Min-Sik (Old Boy, 2003), Lucy descobre de forma desastrosa que no interior da maleta há uma droga desconhecida de coloração azul e que mais tarde ela descobrirá que se trata do narcótico mais poderoso da face da Terra.


  A tal droga em um poder devastador capaz de transformar quem a usa em um "deus" ou semi-deus... sim , é isso mesmo o que você acabou de ler caro leitor, deus ou semi-deus, pois o narcótico azul, que por sinal é da cor do céu, ativa todo o potencial adormecido dentro do ser humano e assim o usuário torna-se capaz de utilizar 100 % de sua capacidade cerebral, o que remete à antiga teoria ou mito científico de que os humanos não utilizam nem 10% do cerebro. E assim tal argumento é que dá o tom à aventura supostamente inteligente comandada por Besson, se bem que  ao longo da narrativa fica claro que ele brinca com a citada teoria.


  Claro que o filme pode ser apreciado como uma diversão descompromissada, principalmente pelas absurdas sequencias de ação que mais parecem ter sido concebidas para um fantasioso jogo de video game do que para um filme, isso sem falar nos estrambólicos efeitos visuais que tornam tudo ainda mais confuso e indigesto ou agradável para quem gostar. Afinal, mesmo num filme maluco como esse fica difícil não questionar a tal droga azul: qual laboratório fabrica tal tipo de coisa? E se algo assim tem poder para transformar alguém num semi-deus, não deveria haver várias pessoas com tal tipo de poder espalhadas pelo mundo? Isso não traria um caos à humanidade?


  Mesmo contando com ótimas presenças no elenco, o já citado ator coreano Choi Min-Sik e Morgan Freeman como um famoso cientista que pode ser o único capaz de ajudar Lucy, a trama jamais consegue ir além do que deveria ou poderia, e isso é lamentável em se tratando de uma produção de Luc Besson, o produtor e cineasta francês que já não parece ser o mesmo que dirigiu filmes inesquecíveis como o excelente O Profissional (Leon, 1994) estrelado por Jean Reno ou Joana Dárc (1999) com Mila Jovovich. Só resta esperar que Besson não ouse fazer uma sequencia de Lucy enquanto o cineasta não tiver uma idéia mais interessante.


TRAILER





Lucy (França - EUA, 2014)

Roteiro: Luc Besson

Direção: Luc Besson

Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Choi Min-Sik, Amr Waked, Julian Rhind-Tutt, Pilou Asbaek






Nenhum comentário:

Postar um comentário