terça-feira, 31 de março de 2015

tarantinando

Quentin Tarantino sopra velas este mês




 Antes que março termine, vamos lembrar que Tarantino, um dos mestres do cinema moderno é aniversariante no dia 27 do mês. Nascido em Tennessee (EUA), o diretor completa 52 anos de idade tendo cerca de 22 anos de carreira atrás das câmeras. Seus filmes repletos de referências à cultura pop parecem ser feitos propositalmente destinados à tornarem-se cult, além de normalmente serem grandes sucessos de bilheteria. Com muita violência e boas doses de humor, Tarantino sabe como conquistar o público, além de atrair grandes atores para sua estórias que sempre trazem a vingança como tema mais marcante. Vejamos alguns na relação àbaixo.


Cães de Aluguel
Oficialmente o primeiro filme escrito e dirigido por Tarantino, Resrvoir Dogs (1992) foi uma grata surpresa para o início de carreira de um jovem cineasta cujo emprego anterior era de atendente de video-locadora. Cães de aluguel  traz a estória de um grupo de 6 criminosos que não se reúnem sob o comando de Joe Cabot (Lawrence Tierney) para um grande roubo de diamentes, e embora nenhum deles se conheça, aceitam fazer o serviço que não dará certo, pois no local do assalto já haviam vários policiais aguardando a chegada do bando, resultando numa série de reviravoltas ao longo trama. Este filme teve uma modesta bilheteria nos EUA, mas uma ótima recepção na Grã-Bretanha onde chegou a ser incluído no festival de Sundance, e a revista Empire o considerou o melhor filme independente já feito. Nada mal para o diretor que teve uma ajuda financeira do ator Harvey Keitel que também atuou no filme.


Kill Bill

Dando um salto no tempo para um pouco mais de dez anos de carreira, vamos relembrar Kill Bill, a grande homenagem de Tarantino ao universo das artes marciais. Aqui o mestre da cultura pop demonstra sua profunda paixão pela cinema asiático com inúmeras referências ao gênero de artes marciais, desde o uniforme amarelo que homenageia Bruce Lee sendo utilizado pela heroína interpretada por Uma Thurman, até a presença de ícones como David Carradine no papel do vilão Bill e uma participação do lendário astro japonês Sonny Chiba como um mestre forjador de espadas samurai. Enfim, uma divertida estória de vingança regada a muito sangue e doses de humor negro.



Bastardos Inglórios


 Provavelmente Bastardos Inglórios é o melhor filme de Tarantino, pelo menos até o momento. A genialidade do roteiro, além do espetacular elenco de Inglorius Bastards (2009) é a prova disso e dispensa comentários. Ambientado na época da Segunda Guerra o filme traz uma estória fictícia sobre um pelotão de soldados de origem judaica que se unem sob o comando do tenente Aldo Raine (Brad Pitt) para caçar e matar oficiais nazistas. O austríaco Christoph Waltz que compõe um dos melhores vilões dos últimos tempos torna-se o grande destaque do longa. Melanie Laurent e Daniel Bruhl completam o excelente elenco. 


Django Livre


 Pode ser desnecessário dizer que este é um dos melhores filmes de Taranta, mas de fato é sem dúvida possivelmente seu melhor filme depois de Bastardos Inglórios, pois aqui ele demonstra sua paixão por westerns. Com elenco nada menos que perfeito formado por Jamie Foxx, novamente Cristoph Waltz, Samuel L. Jackson, Leonardo Di Caprio e Kerry Washington, Django Unchained (2013) mergulha fundo e sem medo na questão da escravidão que predominou no sul Estados Unidos do século XIX e narra história fictícia de Django, um escravo que após ser comprado e libertado pelo caçador de recompensas King Shultz, une-se a ele num acordo para conseguir resgatar sua esposa e também escrava Brumhilde. E o resultado são reviravoltas vingativas, violência brutal e altas doses de humor muito acima da média e uma trilha sonora altamente nostálgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário