segunda-feira, 13 de abril de 2015

épico religioso

ÊXODO - Deuses e Reis

Grande sucesso recente nos cinemas dirigido por Ridley Scott já está disponível nos formatos digitais


  A jornada bíblica de Moisés para conduzir o povo hebreu à terra prometida ganhou uma nova visão pelas mãos de Ridley Scott, versão esta não menos grandiosa que o clássico Os dez mandamentos (1956) dirigido pelo lendário Cecil B. de Mille. Embora muitos possam considerar Êxodo - deuses e reis como uma refilmagem do clássico dos anos 50, na verdade não se trata de refilmagem, considerando que é uma história pertencente à bíblia sagrada e como tantas outras histórias, pode ser recontada várias vezes pelo cinema e assim apresentar diferentes visões de vários cineastas. 
  Neste filme a jornada de Moisés é iniciada já a partir de fase de sua vida adulta, de modo que partes sua infância e juventude retratados no clássico de 1956 não são mostrados aqui, além do fato de Ridley Scott retratar um Moisés essencialmente guerreiro, que ao lado de Ramsés, filho legítimo do faraó, tem também a honra de ser considerado príncipe, embora seja um filho adotivo, além de não ser egípcio. O antagonismo entre os distintos irmãos não demora a aparecer, tal como muitos já sabem com base no filme clássico.



  Demonstrando sua experiente habilidade em comandar épicos a exemplo de Gladiador e Cruzada, Scott repete todo o cuidado estético de seus filmes anteriores e ao que parece vários dos cenários retratados em Êxodo parecem ser reais tendo poucos efeitos digitais para completar a concepção visual. Inclusive nas cenas que retratam a invasão das pragas do Egito foram utilizadas rãs verdadeiras pelo que se pode notar.



  Como sempre Scott demonstra bastante cuidado na escolha do elenco, trazendo Christian Bale como um imponente Moisés, o ótimo Joel Edgerton que interpreta um Ramsés que gradativamente vai revelando profunda arrogância necessária ao vilão, e demais rostos conhecidos tais como Sigourney Weaver (sempre rejuvenescida), John Turturro no papel do faraó e Ben Kingsley bem representado num escravo hebreu embora tenha feito poucas cenas.


  Assim como no clássico de 1956 tanto como em diversas produções da TV, Scott retrata Moisés também como um sujeito heróico e faz questão de representar o príncipe adotivo do Egito como um autêntico militar, tanto que Moisés não abandona sua espada egípcia nem mesmo depois que se torna um profeta, além do que o próprio Deus representado na figura de um simples menino lhe diz que precisa de um general para cumprir sua missão. Quem já leu a passagem bíblica do Êxodo sabe muito bem que Moisés não foi um guerreiro e nem mesmo tinha perfil para ser líder de um povo, pois não tinha nenhuma empatia com as pessoas, além do fato de ser gago. Além disso, quem realmente se comunicava com todos era Aarão, considerado o primeiro sumo sacerdote dos hebreus e um tipo de porta-voz que sempre acompanhava Moisés para ajudá-lo em sua nobre missão.


  Atualizando os efeitos visuais em relação às produções antigas, Êxodo se mostra bastante original em retratar o milagre da abertura das águas do mar de um modo diferente e um pouco inesperado o que nos faz lembrar que a produção não se trata de refilmagem e sim de uma nova visão de uma história bíblica que pode ser recontada inúmeras vezes, tanto é que aqui as tábuas da lei que contém os 10 mandamentos só aparecem nos momentos finais da trama.
  Extremamente superior a Noé (Noah, 2014), que para muitos foi uma produção apenas medíocre, Êxodo - deuses e reis tem tudo para ser relembrado e revisto quantas vezes for necessário à satisfação dos cinéfilos. Enfim, um novo clássico bíblico e cinematográfico que após o sucesso nas telas pode ter uma trajetória promissora nos formatos  digitais. E que venham mais épicos bíblicos dos estúdios de Hollywood.

TRAILER


Êxodo - deuses e reis (Êxodo - gods and kings, 2014)

Direção: Ridley Scott

Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, Jeffrey Cane, Steven Zaillian 

Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro, Ben Kingsley, Sigourney Weaver, María Valverde, Aaron Paul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário