sábado, 3 de outubro de 2015

bat-lembrança

BATMAN BEGINS

Há 10 anos o homem-morcego estreava o início de sua mais sombria adaptação nas telas do cinema 


  Em junho 2005 o vigilante de Gotham ganhava sua mais cultuada adaptação até o momento em Batman Begins, o início da saga comandada por Christopher Nolan e que retratou o personagem criado por Bob Kane de uma forma surpreendente tornando o herói extremamente crível, muito próximo da realidade e um pouco distante da fantasia dos quadrinhos.
  Roteirizado por David S. Goyer e também por Nolan, Batman Inicia (begins) disseca de forma minimalista o personagem da DC Comics, concebendo eventos que justificam a construção do personagem com uma precisão cirúrgica, desde o assassinato dos pais do pequeno Bruce Wayne em um beco escuro após saírem de uma peça de teatro, as demais motivações que levaram o jovem Bruce a buscar um meio de fazer justiça em sua cidade e o árduo processo que o tornou o temido vigilante noturno de Gotham City.


De todos os filmes de Batman Michael Cane faz a melhor
interpretação de Alfred, o fiel mordomo da mansão Wayne


  A origem do herói contada nos quadrinhos sempre teve estranhas lacunas nunca devidamente explicadas. Nolan e Goyer sabiamente souberam estruturar a origem de Batman com elementos que justificam todas as suas habilidades, o que tornou o personagem mais atraente para o público em geral. Afinal, os quadrinhos não explicavam como e onde Wayne aprendeu a lutar ou como ele desenvolveu os equipamentos de seu cinto de utilidades ou mesmo o batmóvel.

Um jovem Tenente Gordon é interpretado
 por Gary Oldman

  Passados vários anos após o assassinato de seus pais e após ver o réu ser absolvido no julgamento, o jovem Bruce, completamente desacreditado e frustrado com o sistema judiciário de uma Gotham cada vez mais mergulhada no caos da corrupção, resolve sair pelo mundo afora como um eremita em busca de respostas e de um norte para suas esperanças. Fazendo um percurso pelo oriente ele chega até o Butão, onde envolve-se em encrencas e chega a ser preso.

Christian Bale interpreta
Bruce Wayne com perfeição
  Porém, em pouco tempo é libertado por um misterioso homem chamado Henri Ducard, que lhe oferece um caminho para suas indagações e ainda lhe apresenta a Liga das Sombras. Comandada por R'as Al Ghul é uma sociedade secreta que supostamente leva a justiça em vários cantos do mundo há seculos, fazendo uma "purificação" de sociedades corrompidas. Ao aceitar a ajuda de Ducard, Bruce recebe um intenso treinamento em artes marciais e é instruído na arte do ninjutsu, para tornar-se um verdadeiro guerreiro das sombras e assim ser membro da seita que Ducard lhe apresentou.




  Interpretado com grande sutileza por Liam Neeson, Henri Ducard transmite um ar de mistério desde o primeiro momento, quando parece mostrar-se um grande aliado da justiça, mas com o desenrolar da narrativa ele revela outras facetas que levam Bruce a descobrir o deturpado conceito de justiça que define a liga das sombras.

  Dentre os elementos que justificam toda a origem do herói, a idéia mais engenhosa é a procedência dos equipamentos e armamentos que Batman utiliza no combate ao crime, que são provenientes dos departamentos de tecnologia e de ciências aplicadas das industrias Wayne e na trama são fornecidos à Bruce por Lucius Fox (Morgan Freeman), cientista e chefe dos tais departamentos. Segundo Christopher Nolan explica nos extras do dvd do filme, Fox tem uma função muito parecida com a de mister Q, o armeiro do agente secreto 007.


Tumbler: o poderoso batmovel que foi construído para o
filme e custou cerca de 1 milhão de dólares


Espantalho

  Além de Ducard, interpretado por Liam Neeson, aparecem mais dois vilões bastante conhecidos das histórias em quadrinhos tais como Falcone e o Espantalho Dr. Crane, belamente interpretados por atores de grande talento, respectivamente o inglês Tom Wilkinson e o irlandês Cillian Murphy. Aliás, como sempre, Nolan revela-se um ótimo diretor de atores como já demonstrara em filmes anteriores como Insônia (2002) e Amnésia (2000).



  Contudo, em meio a todo o realismo proposto por Nolan e Goyer para a concepção de Batman Begins, há argumentos bem carcterísticos das HQ´s como o plano mirabolante da Liga das sombras para destruir a cidade de Gotham, além de um dispositivo sonar que Batman utiliza para atrair uma multidão de morcegos que o cercam como um ser sobrenatural, o que dá o tom de teatralidade mencionado ao longo da narrativa.
  Batman Begins foi o sonho realizado da imensa multidão de fãs do homem-morcego espalhados ao redor mundo. Um filme no nível das melhores aventuras das HQ´s, especialmente Batman Ano 1, escrito por Frank Miller e que é a base de todo o roteiro formando um arco com outras histórias que compõe a saga do herói ao longo de décadas. O filme de Tim Burton estrelado por Michael Keaton e realizado em 1989 foi um mega-sucesso ao longo de mais de 10 anos e de certo modo serviu de base para o filme de Nolan, pois a concepção de Burton para o homem-morcego foi nada menos que perfeita estabelecendo algum equilíbrio entre a fantasia dos quadrinhos e a realidade.
  Há quem não goste do realismo estabelecido por Nolan pelo certo distanciamento que faz dos quadrinhos, entretanto a maioria do público e também dos fãs das HQ´s amaram o filme bem como a trilogia que dele se originou. Afinal, o legado do homem-morcego ganhou um retrato épico, agora eternizado pelas telas do cinema. (R.A.)

TRAILER





Batman Begins (EUA, 2005)

Roteiro: David S. Goyer, Christopher Nolan

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Christian Bale, Michael Cane, Liam Neeson, Morgam Freeman, Hutger Hauer, Cillian Murphy, Tom Wilkinson, Gary Oldman


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário