segunda-feira, 9 de maio de 2016

confronto épico

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL

Maior evento da Marvel nos quadrinhos ganha as telas do cinema e anuncia nova fase para os filmes dos super-heróis


   A maior batalha que os heróis Marvel já enfrentaram nas HQ´s finalmente tem início nas telas do cinema em Capitão América: Guerra Civil (Captain America: Civil War) que teve estréia internacional há cerca de 10 dias e vem liderando as bilheterias já repetindo de modo tradicional o sucesso dos filmes anteriores. Dirigido por Joe e Anthony Russo, os mesmos diretores de Capitão América: Soldado Invernal (2014) e roteirizado por Christopher Markus Stephen McFeely, o filme vem sendo considerado pelos fãs dos quadrinhos e pelo público em geral como o melhor da Marvel Studios até o momento.
  Dando sequência à jornada do soldado invernal Bucky Barnes, sua trajetória iniciada em Capitão América 2 torna-se o argumento básico para a trama de guerra civil que no filme segue um rumo diferente do que foi estabelecido originalmente nos quadrinhos já que Bucky é caçado pelo governo como um terrorista. 
  O agora secretário de estado, general Ross comunica os Vingadores sobre uma decisão do governo norte-americano a respeito de uma legislação para registrar os heróis como agentes do governo em virtude dos muitos prejuízos que estes já causaram em vários países (como Sokóvia, o país europeu que serviu de campo de batalha em Vingadores 2), ainda que tenha sido em defesa da população mundial. 
O filme tem como a base a minissérie em 7 edições publicadas entre
2006 e 2007, escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven 
  Assim como ocorreu nos quadrinhos, Capitão América não concorda com tal lei de registro que é contrária ao seu ponto de vista. Já Tony Stark concorda, pois acredita que isso trará maior respaldo aos super-heróis perante todas as nações. Além disso o Capitão pretende encontrar Bucky para descobrir o que há por trás dos atentados por ele cometidos, já que o soldado invernal não tem total controle sobre suas ações, conforme foi visto em Capitão 2, o que leva Steve Rogers (Chris Evans) a prosseguir nas investigações sobre organização Hidra, supostamente dissolvida, além do desejo de salvar seu melhor amigo, que ele considera como irmão. 




O possível vilão da trama que leva adiante os planos da Hidra é o
barão Zemo interpretado pelo ator Daniel Bruhl
 O roteiro com argumentos muito bem amarrados por Markus e McFeely consegue transpor para as telas o espírito da HQ original embora com várias modificações que seguem e justificam os eventos vistos em Capitão 2, Vingadores 1 e Era de Ultron. E a dinâmica entre os personagens ao longo da narrativa é simplesmente fantástica do modo como o roteiro expõe o perfil de cada um deles, suas motivações e convicções ideológicas que os levam a escolher um respectivo lado e se confrontarem numa batalha épica nunca vista antes nas telas do cinema.



  Guerra Civil traz atuações impecáveis em seu elenco, especialmente Robert Downey Jr. que ao compor um Tony Stark cada vez mais amadurecido demonstra seu notável talento não muito aproveitado nos filmes do Homem de Ferro, mas eficazmente utilizado aqui de modo que desde Era de Ultron o ator vem se transformando em Tony Stark e não o contrário como ocorria nos filmes solo do herói metálico. 



 A inserção de personagens agora conhecidos como Homem-Formiga e um juvenil Homem-Aranha (Tom Holland) reforçam o time de combatentes de ambos os lados da batalha tornando o esperado confronto absolutamente eletrizante em termos de ação e algumas piadas pontuais que soam de modo natural intercalando as cenas espetaculares.   

  E espetacular é a palavra que melhor pode definir a apresentação de T´Challa, o Pantera Negra - um herói africano príncipe de um país chamado Wakanda, personagem conhecido entre os leitores dos quadrinhos, mas um completo desconhecido para o público do cinema. Sua inserção na trama torna-se um dos principais argumentos para o início da guerra civil, e a ótima interpretação de Chadwick Boseman confirma isso de modo  muito satisfatório. 
Pantera negra utiliza uma armadura feita do metal vibranium
 Captain America: Civil War, vem alcançando números expressivos nas bilheterias brasileiras tendo atingido a quarta maior arrecadação da história, de modo que já superou o concorrente Batman Vs Superman. Entretanto ainda é cedo para dizer se atingirá os estimados 1 bilhão de dólares mundialmente como ocorreu com o primeiro Vingadores e Homem de Ferro 3. De todo modo, a guerra está iniciada e... que venham as próximas batalhas.  (R.A.)


TRAILER




Capitão América: Guerra Civil

Direção: Joe & Anthony Russo

Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely

Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr. Scarlet Johanson, Paul Betany, Tom Holland

Nenhum comentário:

Postar um comentário