quinta-feira, 19 de maio de 2016

herói "real"

CORPO FECHADO

Um pouco antes dos grandes super-heróis dominarem as telas do cinema, Bruce Willis interpretava 

um quase improvável super-herói


  Em meados do ano 2000 estreava nos cinemas um dos melhores filmes do início do século XXI, dirigido por M. Night Shyamalan e estrelado por Bruce Willis em um dos seus melhores momentos até então, já que este era o segundo filme do astro em parceria com o diretor indiano após o estrondoso sucesso de O Sexto Sentido (The Sixt Sense, 1999), um dos melhores filmes do final dos anos 90.
  Roteirizado por Shyamalan, jovem cineasta que despontava naquele período como diretor autoral, Corpo Fechado (Unbreakable) concebia a idéia de apresentar um ser humano que parecesse alguém superior e quase indestrutível, em outras palavras um super-herói, mas com a proposta de realismo. E coube a Bruce Willis a difícil tarefa de compor Davi Dunn, o personagem melancólico que vive uma vida normal e aos poucos vai descobrindo que não é um ser humano comum, especialmente após ser o único sobrevivente de acidente de trem que vitimou 131 pessoas.


  Samuel L. Jackson que co-estrela o filme, interpreta Elijah Price, o sujeito mais misterioso da trama cujo visual o torna uma figura um tanto sinistra já que o personagem sempre se veste com roupas escuras mas com um leve tom de roxo, o que parece ressaltar sua natureza sombria. Elijah é portador de uma grave doença que enfraquece os ossos, chamada osteogenese imperfeita, o que de certo modo o impediu ter uma vida considerada normal, de modo que seus colegas de infância o apelidaram de senhor vidro devido a fragilidade de seus ossos.


   No entanto, a fragilidade física de Price não foi mais forte do que sua força de vontade e inteligência, pois sua paixão desde a infância por histórias em quadrinhos o tornou um grande especialista chegando a montar uma galeria de arte baseada em HQ´s de super-heróis com o sugestivo nome de Edição Limitada. As naturezas opostas de Dunn e Price conferem o tom genial da trama que faz uma bela homenagem ao universo das histórias em quadrinhos, já que obviamente as circunstancias da trama  levam o senhor vidro a conhecer o agente de segurança de modo a descobrir que este pode ser um homem dotado de poderes que o tornam quase indestrutível.


  Composto de elementos comuns que dizem respeito ao cotidiano que todos bem conhecemos, Shyamalan concebe seu filme de modo bastante crível ao retratar David Dunn como um homem comum que tenta refazer seu casamento com a esposa Audrey interpretada pela ótima Robin Wright Penn e o cuidado de ambos com o garoto Joseph (Spencer Treat Clark), o único filho do casal que passa a ter um apego especial pelo pai por acreditar que ele tem algum dom especial após ter presenciado uma conversa entre David e Elijah. Em síntese o  possível super-homem concebido por Shyamalan é acima de tudo um homem simples com uma vida normal, mas contudo tem algo maior em sua essência, algo que o fez sobreviver ao fatal desastre de trem que abre a narrativa do filme.


 
  Contando com ótimas interpretações Unbreakable se completa com uma bela fotografia de cores frias, porém ressaltando um tom mais forte em algumas cores que remetem ao universo dos quadrinhos como tons azulados e vermelho, além da belíssima trilha sonora composta por James Newton Howard cuja composição sabiamente remete à trilhas dos filmes do Super Homem. Por fim, é surpreendente perceber que David Dunn pode ser  maior contraponto na carreira de Willis, afinal quem diria que seu personagem fisicamente mais forte seria psicologicamente o mais frágil? Um mérito de Shyamalan que conseguiu compor uma obra genial e análoga deixando um inevitável questionamento: realismo revestido de fantasia ou uma fantasia revestida de realismo?.. Basta assistir para crer. (R.A.)

TRAILER



 

Corpo Fechado (Unbreakable, 2000)

Roteiro e Direção: M. Night Shyamalan

Elenco:Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn, Spencer Treat Clarck


Nenhum comentário:

Postar um comentário