segunda-feira, 23 de novembro de 2009

nostalgia futurista

O Exterminador do Futuro
Um sucesso "futurista" do passado oitentista


  O Action Club é um blog dedicado exclusivamente a filmes de ação e aventura, especialmente filmes cults que definiram as décadas de 80 e 90 ou até mesmo épocas anteriores. Ocasionalmente comentarei filmes de outras vertentes pelas quais o gênero de ação têm se desdobrado ao longo das últimas décadas. É o caso de O Exterminador do Futuro (Terminator), que além de ser um filme de ficção científica, não deixa de ser um grande filme de ação, até mesmo por trazer o maior ícone do gênero, o astro Arnold Schwarzenegger. Tanto os filmes de Sci - Fi, quanto os de ação, sofreram profundas transformações depois do sucesso de Terminator, pois até então não era comum combinar dois gêneros distintos em uma só obra e ainda com um desdobramento dramático proporcionado por um roteiro até então inovador do cineasta James Cameron.
  Cameron revelara em entrevistas que criou o Exterminador com base em um pesadelo que  teve certa noite - um andróide veio ao encontro dele em um sonho, dizendo que tinha vindo do futuro para matá-lo. Rapidamente o cineasta começou a escrever e desenvolver o roteiro para um filme combinando elementos de ficção científica e ação, o que  demandaria muitos recursos para efeitos visuais e cenas de ação espetaculares.





          




  Com um orçamento um  tanto modesto e atuações de ponta começava a ganhar vida uma franquia que atravessaria as décadas de oitenta e noventa, e se consolidaria como uma das maiores sagas de Sci - Fi da história do cinema.
 A concepção de arte imaginada por Cameron, consistia em um futuro pós-apocalíptico em que grande parte da humanidade fora dizimada por uma guerra entre humanos e máquinas que ganharam vida própria e rebelaram-se contra a raça humana. O resultado foi um design até então inovador e que mais tarde serviria de base para outros filmes que a exemplo de Terminator, retratam o futuro com um mundo completamente devastado, com civilizações dizimadas e reduzidas a pequenos grupos de pessoas espalhadas pelos cantos mais distantes de um vasto território que outrora fora um uma nação. 
   A atriz Linda Hamilton destacava-se no papel da personagem que a tornaria uma estrela - Sara Connor, a mulher que geraria John Connor, o futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas. Uma garota típica da década de oitenta que levava uma vida extremamente normal, morando junto com uma amiga e trabalhando em uma lanchonete durante o dia, a jovem Sara Connor teve sua vida completamente alterada com a súbita chegada de um rapaz chamado Kyle Reese (Michael Biehn), que dizia ter vindo do futuro para protegê-la de um ciborgue exterminador que também veio do futuro para matá-la.
  Posteriormente Linda Hamilton casou-se com James Cameron  e ainda voltaria a brilhar na sequência Exterminador do Futuro II - O Julgamento Final.
 Arnold Schwarzenegger no auge de sua forma física encarna o ciborg como a mais perfeita máquina de caça. Exibindo todo o vigor de seu físico aliado às suas expressões  rudes, ele tornara-se tão assustador quanto o esqueleto metálico que se escondia sob a aparencia humana  e persegue Sara Connor sem nenhuma piedade. Na época Schwarzenegger era um astro em ascenção, recém saído de um super sucesso de bilheteria, Conan - O Barabaro. O ator austríaco encontraria na pele do Exterminador o personagem que o tornaria, definitivamente, um astro de ação e ícone popular da década 80. 

  Em termos de curiosidade, é interessante notar a presença de um ator muito jovem iniciando sua carreira e que vários anos mais tarde tornou-se bastante conhecido das telas de Holywood, Bill Paxton. Com apenas 18 anos de idade, ele faz uma aparição interpretando um jovem punk de cabelos azuis espetados que junto com sua gangue de amigos são destroçados pelo exterminador numa das cenas iniciais. Posteriormente, Paxton estrelou vários   sucessos, tanto como coadjuvante ou protagonista, entre eles o filme Twister.     
  O ator Lance Henriksen, que interpreta um dos policiais, chegou a fazer testes para interpretar o exterminador, mas seu tipo físico e seu perfil não se adequaram às idéias exigidas pelo roteiro. Posteriormente Lance tornou-se um rosto muito conhecido em vários filmes de sucesso e graças ao seu talento e presença marcantes ele chegou a destacar-se em papéis importantes, como por exemplo em Aliens - O Resgate, ou o cruel vilão do filme O Alvo, sucesso de ação estrelado por Van Damme. Mesmo sendo um ator coadjuvante, Lance Henriksen fez uma vasta carreira no cinema e chegou a protagonizar uma série de TV chamada Millenium, do mesmo produtor de Arquivo X. Em 2008, Lance Henriksen participou de uma novela brasileira produzida pela rede Record, chamada Caminhos do Coração.
   Nos aspectos filosófico e/ou moral, o filme permite interpretações variadas segundo críticos e intelectuais - as iniciais de John Connor (J.C.) seriam uma alusão às iniciais de Jesus Cristo, o que torna ainda mais evidente o destino do personagem que se tornará o salvador da humanidade quando acontecer o apocalipse proposto pelo roteiro. Há também um forte aspecto visionário ao retratar um futuro em que a máquina passa a dominar o homem, o que na vida real seria a exclusão quase total da força de trabalho do ser humano substituído por máquinas cibernéticas, algo bastante comum na sociedade contemporânea do século XX até então. Contudo, para a maioria dos fãs de ação e Sci-Fi, tais leituras podem ser mera especulação, até porque o sucesso desta obra reside em seu roteiro perfeito, fortemente estruturado na construção de personagens que ainda cativam o grande público, fãs do cinema fantástico.  

veja o trailer



O Exterminador do Futuro

titulo original: (Terminator)
lançamento: 1984 (EUA)
direção: James Cameron
atores: Arnold Schwarzenegger , Michael Biehn , Linda Hamilton , Paul Winfield , Lance Henriksen
duração: 107 min
gênero: Ficção Científica / Ação






3 comentários:

  1. James Cameron é o criador de "Terminator" e "Avatar"
    Mas, ele tem alguma ligação c/ as franquias "Alien", "Predador" e "AVP"?

    ResponderExcluir
  2. Olá Idalicio. James Cameron dirigiu Aliens, O resgate, que é o segundo filme da franquia Alien e que eu saiba, Cameron não tem ligação nenhuma com Predador e Alien Vs Predador.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, ótimas imagens. Parabéns pelo site.
    Sugiro apenas corrigir que Lance Henriksen participou de Aliens o resgate e não Alien o oitavo passageiro.

    ResponderExcluir